Câmara Municipal de Soure » Notícias de Soure

PAPERSU - Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos de Sólidos Urbanos

PAPERSU - PLANO DE AÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÃDUOS DE SÓLIDOS URBANOS

PARTICIPAÇÃO PÚBLICA - 4 a 19 de março de 2024

O Município de Soure está a desenvolver o seu Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU), em articulação com o Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e com o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), de forma a definir medidas e ações a desenvolver para o cumprimento da estratégia nacional, até ao ano de 2030. De 4 a 19 de março de 2024, participe na elaboração do nosso PAPERSU, contribuindo assim para o enriquecimento deste documento.

Toda a informação acerca do PAPERSU, bem como a ficha de participação, podem ser consultados na secção Editais.

A Nossa Vila é um jardim

A NOSSA VILA É UM JARDIM

15 de maio de 2024

A iniciativa “A NOSSA VILA É UM JARDIMâ€, dinamizada pela Divisão do Ambiente do Município de Soure, visa embelezar as ruas da Zona Histórica da Vila de Soure. Incentivando a descoberta e o gosto pelos espaços verdes e pela natureza e reavivar a tradição portuguesa de florear as portas e as varandas /janelas.
Pode preencher o formulário na secção Requerimentos->Ambiente.

Ambiente e Resíduos Urbanos

AMBIENTE E RESÃDUOS URBANOS

Aprovação da Candidatura

No âmbito da implementação do Sistema Municipal de Recolha de Biorresíduos, o Município de Soure elaborou e submeteu a candidatura "RecolhaBio", que recebeu aprovação do Fundo Ambiental.
Com esta candidatura, a Autarquia adquiriu 10 novos ecopontos com capacidade para 2100 litros destinados à recolha de biorresíduos nas várias Freguesias, de forma a aumentar a proximidade destes equipamentos aos cidadãos. Foram ainda adquiridos 7000 rolos de sacos biodegradáveis, para fomentar o uso dos mesmos por parte das populações e à realização da correta separação dos resíduos produzidos.
Esta ação representa um investimento global de 52.152,00 euros, sendo cofinanciada pelo Fundo Ambiental em 82,38%, o que corresponde a 42.963,00 euros.
O principal objetivo deste projeto visa o aumento da capacidade por parte do Município para assegurar o desvio na origem e a recolha seletiva de resíduos urbanos, com particular ênfase nos biorresíduos, através da aquisição de equipamentos associados a esse serviço e através da sensibilização com material adquirido, de modo a incentivar os Munícipes a melhorar as suas práticas em matéria ambiental.

Hora do Planeta 2023

HORA DO PLANETA 2023

25 de março de 2023 - 20.30 horas

MUNICÃPIO DE SOURE ADERE À "HORA DO PLANETA"
A "Hora do Planeta" é uma iniciativa global, promovida pela organização de conservação da natureza WWF, que convida empresas, governos e comunidade em geral a, num ato simbólico, desligar as luzes durante uma hora.

Este acontecimento terá lugar no próximo dia 25 de março (sábado), pelas 20h30. O Município de Soure associa-se a esta iniciativa, dado o seu caráter ecológico e social, desligando as luzes do Edifício dos Paços do Concelho e do espaço envolvente ao Castelo de Soure, durante 60 minutos.

A Autarquia assume ainda o compromisso de, durante o ano de 2023:
- sensibilizar para a redução do desperdício alimentar;
- incentivar uma alimentação saudável e sustentável;
- efetuar a troca de lâmpadas convencionais por LED.

Assim, o Município de Soure encoraja todos os Munícipes a aderirem a esta iniciativa, desligando este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, num gesto simbólico, participando num evento à escala global contra as alterações climáticas.

Mais informações em:

« Página Anterior | Página Seguinte »

Um concelho com tradições

Um concelho com história, Um concelho em desenvolvimento